domingo, 13 de novembro de 2016

Buraco de Mácula



O paciente sente que a visão de um olho não está boa quanto antes, depois fica mais borrada a visão, aparece uma mancha cinza e não consegue mais ler, essas são as queixas de quem tem Buraco Macular.

A cirurgia para correção de Buraco de Mácula deve ser feita por Vitrectomia Posterior Via Pars Plana, Membranectomia e infusão de Gás especial. Injeção Intravítrea de anti-inflamatório e corantes corroboraram para o êxito da operação.

O diagnóstico precoce e o tratamento oportuno trazem maiores chances de sucesso cirúrgico.

O paciente deve ficar atento às orientações do médico, já que a cirurgia exige cuidados pós-operatórios essenciais, como a posição de cabeça "olhando para baixo" por alguns dias.

Outra orientação importante é, por algumas semanas, evitar viagens de avião ou subir serras, pois grandes altitudes provocariam uma inoportuna expansão do gás intra-ocular.

O Buraco de Mácula geralmente surge em idosos, pessoas que sofreram alguma cirurgia, trauma ou tiveram alguma infecção ocular.  Felizmente é raro acontecer o buraco macular nos 2 olhos.

Acesse: www.ClinicaGomesdeMatos.com.br                     (85)  3025 7924   (85) 99718 8265

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Toxoplasmose ocular



Toxoplasmose se dá pelo parasita Toxoplasma gondii que infecta o olho e danifica seriamente a retina.

O gato recém-infectado libera milhões de ovos nas fezes. 
Qualquer alimento ou água que estiver em contato com essas fezes passará a transmitir a doença.
Contamina-se ao comer carnes cruas ou mal cozidas, água, saladas cruas ou  sucos contaminados pelos ovos ou cistos desse protozoário.

Um adulto ao sentir vermelhidão ou embaçamento em 1 olho ou outros sinais de uveíte procura imediatamente o Oftalmologista.  Mas, e as crianças? 
A criança é vulnerável, porque se a visão em 1 olho fica muito ruim, ela não diz nada, já que consegue enxergar com o outro olho e pode brincar.
Daí a importância dos pais ficarem atentos.

O tratamento deve ser imediato para salvar o olho e minimizar os danos causados pela "doença do gato".  

Pela Sorologia  detectamos anticorpos contra o parasita.  Imunoglobulina  Ig G e Ig M  informam se você entrou em contato com o agente e se já produziu seus anticorpos. 

Mulheres que querem engravidar, já tendo contraído o parasita, estando IG M negativo e IG G Positivo, podem engravidar mais tranquilas porque já são imunes. 
Seu bebê não terá toxoplasmose congênita. 
(Exceção se faz em pacientes imunodeprimidos.)

Se  Ig M e Ig G forem negativos (-), nesse caso, deve-se ter atenção redobrada ao beber água ou sucos, e quando comer salada crua em restaurantes suspeitos. Água limpa, alimentos bem lavados e carne bem passada são essenciais.


Nem todo gato é portador da doença, apenas os gatos infectados pelo parasita. 
Não ocorre transmissão em pegar ou acariciar seu gato, mas é recomendável lavar as mãos antes da refeições e antes de levar a mão à boca.  
Conselho importante: Nunca alimente seu gato de estimação com carnes cruas, tampouco dê a ele leite não pasteurizado ou não fervido. 
Sobral, Maracanaú, Eusébio, Aquiraz, Aracati e Caucaia já têm programas de conscientização.


Acesse: www.ClinicaGomesdeMatos.com.br                     (85)  3025 7924   (85) 99718 8265

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Degeneração macular


A Degeneração Macular possui novos tratamentos eficazes graças ao avanço recente da Medicina e da criação de novos medicamentos.
Quem passa a ver distorcido ou enxerga as letras entortando deve procurar o Médico Oftalmologista para avaliar se há algum dano na sua mácula (parte mais importante da retina).

O que era impensável há uma década, hoje torna-se possível recuperar a visão daqueles acometidos pela  Degeneração Macular Relacionada à Idade, graças a novos medicamentos como Bevacizumabe (Avastin), Ranibizumabe (Lucentis), Aflibercept (Eylea) ou terapia fotodinâmica a laser (PDT).

Quanto antes iniciarmos o tratamento da Degeneração da Mácula maior chance teremos de sucesso e melhor será a visão. Por sua vez, um atraso no diagnóstico pode comprometer o prognóstico visual, orienta o Retinólogo e Cirurgião Prof. Dr. Antônio Brunno Nepomuceno, Ph.D.  

Sabemos que a doença acomete principalmente os idosos, mas tabagismo e herança genética são fatores de riscos que antecipam o aparecimento da maculopatia.

Vitaminas Anti-oxidantes e Suplementos são opções para a DMRI seca, mas seu benefício é voltado a um grupo específico de pacientes e isso também deve ser conversado com o médico.

Unimed Fortaleza, GEAP, Cassi, Camed, Cafaz, Assefaz, Hap Vida  e Petrobrás já reconhecem a importância do tratamento com injeção intravítrea de quimioterápico para o tratamento da DMRI úmida. Caucaia, Maracanaú, Eusébio, Pacatuba, Aquiraz, Quixadá e  demais centros obtêm adequado acesso aos exames.

Acesse: ClinicaGomesdeMatos.com.br                                       (85) 9.9718 8265  (85)   3025 7924 


sábado, 10 de setembro de 2016

Glaucoma Campo Visual


Glaucoma é uma doença silenciosa que afeta o nervo do olho gradativamente mas possui tratamento eficaz. 

Glaucoma é conhecido de forma popular como aumento da pressão intra-ocular, sendo que o paciente pode não sentir nada, nenhum sintoma.
Alguns sentem dor de cabeça, cansaço, dificuldade para encontrar objetos pequenos, halos coloridos envolta de luzes, visão embaçada, olhos vermelhos ou dor ocular, sobretudo, quando a pressão está muito alta (> 40 mmHg).  

Geralmente começa após os 40 anos de idade. A pressão ocular excessivamente alta "sufoca" o nervo óptico e danifica suas fibras nervosas (fibras ganglionares). Por isso o Glaucoma é uma causa de cegueira irreversível.

Quem tem glaucoma demora muito a perceber que está perdendo a visão. Porque a visão lateral é perdida lentamente enquanto visão central fica prejudicada muito tempo depois, alerta a médica Dra Clístenes Coelho, especialista em Glaucoma. 

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado evita a perda da visão e traz a qualidade de vida desejada.  
Durante o exame de vista, o médico deve perguntar se há alguém na família com Glaucoma, deve procurar por sinais da doença e medir a pressão ocular de seus pacientes. E se for necessário, fazer exames adicionais, como Campo Visual, Retinografia e OCT do disco óptico.

Temos uma gama de colírios que nos ajudam a potencializar a ação hipotensora, trazendo melhores resultados.Se necessário, a cirurgia deve ser indicada em casos bem selecionados.   

"O uso contínuo do medicamento permite controlar a doença para que assim ela não progrida".
esclarece a oftalmologista especialista em Glaucoma Dra. Juliana Lucena, Ph.D.
Centros urbanos como Eusébio, Cascavel, Caucaia, Maracanaú, Pacajus já atentam para prevenção do Glaucoma.

Acesse:  www.clinicagomesdematos.com.br                  (85) 9.9718 8265       (85)  3025 7924  

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Cirurgia de Catarata Popular

A técnica de Cirurgia de Catarata evoluiu bastante recentemente. Novas lentes intra-oculares chegaram ao mercado mundial trazendo inovações que visam a melhor qualidade de vida. 

"Há lentes que corrigem simultaneamente os erros refracionais como a Miopia, a Hipermetropia, Astigmatismo e que podem ser personalizadas de acordo com a profissão e necessidade de cada paciente", orienta o Dr. David Lucena, Msc. 

Mas, antes de realizar a cirurgia, o paciente precisa ser avaliado como um todo, uma vez que d
oenças como GlaucomaCeratocone, Diabetes, Hipertensão e Maculopatias podem vir acompanhadas de Catarata

O médico oftalmologista experiente deve observar qual é necessidade do paciente e se há problemas na sua córnea ou retina que precisam ser diagnosticados e tratados, antes mesmo da cirurgia de facoemulsificação e implante da lente intra-ocular. Permitimos assim maior segurança e melhor compromisso com a Medicina e a Saúde Ocular dos nossos pacientes. 

Informções:  www.clinicagomesdematos.com.br                  (85) 9.9718 8265
 

sábado, 3 de setembro de 2016

Descolamento de Retina



Descolamento de Retina é uma urgência médica. Quem repentinamente passa a ver flash de luz e pontos luminosos (mesmo à noite) ou moscas volantes que passeiam dentro do olho pode apresentar os primeiros sintomas de descolamento ou "deslocamento da retina".

Algumas pessoas são mais susceptíveis e devem ter um cuidado especial, principalmente aquelas que têm miopia alta,  sofreram um trauma ocular ou queda recente e depois passam a sentir esses sintomas, moscas volantes ou sensação de sombra em parte do campo da visão.  

 Quando o especialista em Retina identifica o descolamento de retina, prontamente deve oferecer a correção cirúrgica com a técnica de maior sucesso para cada paciente, seja por Vitrectomia Posterior, Retinopexia e/ou bloqueio a Laser do Descolamento da Retina. 

Quanto antes for identificado o problema, melhor será o nosso arsenal terapêutico e maior será a chance de sucesso.
Sempre é bom consultar um oftalmologista e realizar Mapeamento de Retina para identificar possíveis agravos, aconselha o cirurgião Especialista em Retina Prof. Dr. Antônio Bruno Vieira Nepomuceno, Ph.D. 

Acesse:  www.ClinicaGomesdeMatos.com.br                  (85) 9.9718 8265

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Teste do Olhinho


O consagrado "Teste do Olhinho" deve ser realizado em toda criança recém-nascida nos primeiros dias após o parto. 

Além desse teste, os nenéns prematuros que nascem com menos de 32 semanas e/ou menos de 1500 gramas necessitam de cuidado especial e devem realizar o "Mapeamento da Retina", por um oftalmologista experiente.

Haja vista que o "teste do olhinho" sozinho não permite o diagnóstico da Retinopatia da Prematuridade nas fases iniciais.

A retina do bebê prematuro é susceptível a uma doença chamada Retinopatia da Prematuridade, que precisa ser diagnosticada o mais cedo possível, evitando sua progressão para formas graves como
descolamento da retina ou hemorragia ocular

Se o bebê prematuro permanecer na UTI neonatal, ele pode ser examinado por um especialista em Retina na própria unidade hospitalar, permitindo o diagnóstico precoce e tratamento oportuno. 
Assim, quanto mais breve for o diagnóstico, melhores são as chances de preservar a visão dos recém-nascidos.

Acesse:  www.clinicagomesdematos.com.br                  (85) 9.9718 8265

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Conjuntivites

Olho vermelho, sensação de areia nos olhos, ardor, coceira, edema/inchaço nas pálpebras, lacrimejamento e fotofobia (sensibilidade a luz) são sintomas de conjuntivite, informa a Dra. Sabine Lucena.
1. Conjuntivite por vírus (adenovírus, enterovírus, herpesvírus, etc) contagiosa pelo contato direto das mãos ou objetos contaminados,  ou por outro tipo de contato com secreções.

2. Conjuntivite bacteriana (Strectococcus pneumoniae, Staphylococcus aureus)  tem evolução rápida e agressiva com formação constante de secreção purulenta. Diferentemente da viral, a melhora com o adequado antibiótico tópico é impressionante.
 
3. Fungo gera uma insidiosa e implacável conjuntivite, podendo acometer a córnea e trazer piora impiedosa da visão. Deve ser percebido e tratado o quanto antes para evitar sequelas.

4. Conjuntivite alérgica acomete mais crianças com história de alergia ou rinossinusites crônica. Crianças que coçam muito os olhos podem estar com alergia crônica à poeira, mofo, pelo de cães, gatos, periquito, papagaio ou ao ácaro presente em roupa de cama, tapete, sofá e cortina.
 
5. Conjuntivite Química provoca vermelhidão ocular imediata ou após horas do contato com a substância irritante. Um produto de limpeza mais concentrado, ou após repetidas exposições ao mesmo produto irritativo. Um banho de piscina pode deixar os olhos vermelhos se houver uma concentração maior de produto químico para o tratamento da água.
 
6. Trauma ocular ou mesmo o ato de coçar os olhos vigorosamente provoca conjuntivite traumática.

7. Um minúsculo corpo estranho retido na pálpebra ou na córnea, produzirá um edema e irritação persistente até que seja removido. Mesmo que você não aviste nada, o oftalmologista consegue enxergar o menor corpo estranho escondido em seu olho.  

8. Doenças reumatológicas inflamatórias ou autoimunes como vasculites, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Espondilite Anquilosante, Polimiosite, Dermatomiosite, Síndrome de Sjögren e Doença de Behçet podem gerar uveíte e conjuntivite .
 
9. Glaucoma grave ou hipertensão intraocular aguda grave pode cursar com dor, olho vermelho/conjuntivite. A pressão ocular costuma estar entre 08 e 21 mmHg, mas quando ultrapassa os 40mmHg, vem a dor forte e vermelhidão.

10. Mais raramente linfomas e leucemias podem cursar com conjuntivite.

Acesse:  www.clinicagomesdematos.com.br                  (85) 9.9718 8265

domingo, 3 de julho de 2016

Colírio para catarata


Recentemente publicado em jornais internacionais, cientistas norte-americanos estão estudando e procurando medicamentos que por ventura sejam capazes de dissolver a catarata ou retardar sua progressão natural. 

Atualmente, não se chegou a essa solução ainda. Em humanos, não há estudo que comprove o uso de colírio para reverter a catarata. O que temos são estudos em coelhos e cães que duraram poucas semanas. Não foi provado qualquer benefício a longo prazo.

Catarata é hoje a principal causa de cegueira reversível no Mundo. Quem tem catarata percebe a visão perder a nitidez gradualmente com o passar dos meses.

Descobrir um colírio que dissolva as proteínas desnaturadas da catarata sem por em risco a segurança de seus olhos é um desejo perene, mas não há perspectiva concreta para isso no momento.

A cirurgia de Catarata não é isenta de riscos. Tecnologia precisa, experiência do cirurgião e compromisso com a real necessidade do seu paciente permitem um maior sucesso e melhor satisfação, explica a Dra. Sabine Lucena.  


Acesse:  www.clinicagomesdematos.com.br                  (85) 9.9718 8265

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Cirurgia de Miopia tem riscos? Depende...


Deixar os óculos de lado é um desejo de muitos e graças à tecnologia a laser e avanços da técnica cirúrgica isso tornou-se possível. 

Quem é dependente de óculos ou de lentes de contato pode recuperar sua independência após a cirurgia refrativa de Miopia, Astigmatismo ou Hipermetropia. 

Mas nem tudo são rosas, pois nem todos devem realizar a cirurgia. Pergunte ao Oftalmologista se você tem alguma contraindicação para realizá-la e qual é o melhor momento para fazê-la. Geralmente, a idade ideal é após os 20 anos de idade. Quem tem graus elevados superiores a 9 graus a cirurgia passa a ser menos aconselhada em virtude dos maiores riscos.
 
Cirurgiões atentos procuram identificar possíveis dificuldades ou irregularidades na sua córnea ou retina, como Ceratocone, Degeneração Lattice, atopia e Córnea Guttata, para saber se realmente você está apto a realizar a cirurgia com segurança.
    
Acesse:  www.clinicagomesdematos.com.br                  (85) 9.9718 8265

domingo, 26 de junho de 2016

Retinopatia Diabética




Apenas, uma minoria sabe que precisa fazer o Mapeamento de Retina anualmente, a partir da descoberta do Diabetes tipo 2.

Fortaleza é a capital brasileira do Diabetes.
7,9% dos cidadãos de Fortaleza são diabéticos (Ministério da Saúde, 2016).

Nos diabéticos, o risco de cegueira  é 25 vezes maior que no resto da população. (Lavinsky 2002)

Uma excelente forma de sabermos a gravidade desse dano se dá pelo exame de Mapeamento da Retina, que permite visualizarmos o interior do olho e classificarmos a gravidade da Retinopatia Diabética.

Diabético com boa visão pode ter grave retinopatia sem saber... 
O oftalmologista e especialista em retina podem identificar o problema e assim tratá-lo, antes que lesão mais grave se instale e, assim, podemos salvar o olho. 

Cidades como Sobral, Canindé, Cascavel, Caucaia e Quixadá já têm centros de Diabetes e Hipertensão para orientar e tratar a população.
Unimed Fortaleza promove programas para prevenção da Hipertensão e Diabetes que ajudam a população a cuidar mais da saúde.

Acesse:  www.clinicagomesdematos.com.br                  (85) 9.9718 8265

sábado, 25 de junho de 2016

Injeção intravítrea




"Tenho Diabetes, e minha visão começou a embaçar quando leio letras pequenas ou vejo o celular"  - Queixa comum ouvida por quem tem diabetes há alguns anos ou Diabetes mal controlada. 

Causa comum de perda da visão em diabéticos ocorre quando se forma edema na região central da retina, conhecido como Edema Macular Diabético.

Com os recentes avanços da Medicina, novos tratamentos eficazes, como injeção ocular, surgem para tratar a doença que não pode ser descuidada, haja vista que se não tratada pode levar à perda definitiva da visão. . 

DMRI, Degeneração Macular Relacionada à Idade, Edema de mácula pelo Diabetes, Glaucoma neovascular, Hemorragia Vítrea e Trombose (oclusão da veia central da retina) são doenças que podem se beneficiar muito com a injeções intravítrea (intra-ocular) de anti-angiogênicos podendo ser combinadas com o Laser, esclarece o retinólogo e cirurgião oftalmologista Prof. Dr. Antônio Brunno Vieira Nepomuceno, Ph.D.  

Aqueles com recursos parcos que precisam realizar o tratamento mais popular também podem ser beneficiados com a injeção vítrea com chances de recuperar a visão perdida. Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Maracanaú, Eusébio e Maranguape já têm acesso rápido a oftalmologia em geral.   

Geap saúde, Camed, Cassi, Saúde Caixa,  Petrobrás, Cafaz, Hap vida e Unimed compreendem a importância do tratamento e buscam soluções que promovam a saúde nos mais diversos centros urbanos como Quixadá, Beberibe, Aracati, Sobral, Pacatuba e Horizonte.
http://www.ajo.com/article/S0002-9394(13)00292-4/abstract

Acesse:  www.clinicagomesdematos.com.br                  (85) 9.9718 8265

segunda-feira, 7 de março de 2016

Catarata em Bebês


A Catarata Congênita e a Infantil correspondem a uma das principais causas tratáveis de cegueira na infância.

A catarata do adulto ou senil é bem diferente pois, geralmente, permite que a cirurgia possa ser protelada por anos sem comprometer o resultado visual final. 

Em contrapartida, se a Catarata em bebês não for removida prontamente, já nos primeiros meses ou anos de vida, a criança, infelizmente, pode não mais recuperar a visão.

"Quanto mais cedo operar a catarata, melhor é o resultado e a recuperação da visão, assegurando um bom desempenho na escola", afirma o cirurgião oftalmológico Dr. David Lucena. 

Cirurgias de catarata em bebês são mais complexas, exigem: diagnóstico preciso,  tratamento oportuno e acompanhamento pós-operatório continuado. Uma equipe multidisciplinar é exigida.

Segundo o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), 12 mil pacientes aguardam por cirurgia de catarata em Fortaleza, publicado no jornal O Povo em 9/3/2016.

Mas, graças à iniciativa de alguns cirurgiões de catarata com sensibilidade social para esse problema, a fila de espera para cirurgia de catarata congênita no Ceará ainda é reduzida. Assim, bebês nos primeiros meses de idade já conseguem ter acesso à cirurgia.
Informações: 9.9936 0013 (Centro Avançado de Retina e Catarata - Fortaleza) 

domingo, 6 de março de 2016

Exame de vista crianças e bebês


Exame de rotina em crianças permite identificar alterações que os pais dificilmente perceberiam. 

Uma criança com visão perfeita em um olho, pode não enxergar bem do outro, por exemplo.Os pais não notariam, uma vez que a visão de um único olho permite realizar quase todas as funções habituais da criança. 


Ambliopia por Anisometropia é uma delas. A criança que possui uma diferença acima de 2 graus entre os olhos (seja por astigmatismo, miopia ou hipermetropia) pode desenvolver adequadamente a visão no melhor olho e suprimir parcialmente a visão do olho com maior erro refrativo..

O tratamento da ambliopia será individualizado pelo médico oftalmologista conforme a causa, gravidade e idade da criança. 

O oftalmologista precisa corrigir essa alteração o quanto antes com óculos e, se necessário, com oclusor (tampão) para impedir que um dos olhos fique "preguiçoso" e volte a desenvolver-se normalmente.
Acesse:  www.clinicagomesdematos.com.br                  (85) 9.9718 8265

sábado, 5 de março de 2016

Retinose Pigmentar


Tanto a Retinose Pigmentar ou Retinitis Pigmentosa quanto a Síndrome de Usher e a Doença de Stargardt são degenerações hereditárias da retina.

Inicialmente, há uma dificuldade em enxergar à noite e de encontrar objetos pequenos quando caem no chão.  Esbarrar  em alguém é compreensível em virtude da restrição do campo visual periférico característico da Retinose Pigmentar.  

A 
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) embora não assuma um padrão de  herança genética definido, especula-se que 1/5 daqueles que têm DMRI tenham um parente de 1º grau com a mesma doença (seja irmão, pai ou mãe).
A DMRI é uma doença de características multifatoriais,  muitas variáveis estão presentes para que a doença se manifeste.  Além da herança genética, temos a idade avançada (acima de 60 anos), maior exposição ao Sol, pessoas de pele clara e o uso do tabaco (fumantes estão susceptíveis a apresentar a doença mais cedo).

 A mineira Terezinha Guilhermina diagnosticada com Retinose Pigmentar, recordista e campeã mundial em provas de velocidade, no atletismo de 100m, 200m e 400m. Ela é exemplo de que podemos vencer nossas limitações, primeiramente reconhecendo nossos limites e encontrando novas oportunidades para continuarmos progredindo, cada um no seu tempo e ritmo.