sábado, 5 de março de 2016

Retinose Pigmentar


Tanto a Retinose Pigmentar ou Retinitis Pigmentosa quanto a Síndrome de Usher e a Doença de Stargardt são degenerações hereditárias da retina.

Inicialmente, há uma dificuldade em enxergar à noite e de encontrar objetos pequenos quando caem no chão.  Esbarrar  em alguém é compreensível em virtude da restrição do campo visual periférico característico da Retinose Pigmentar.  

A 
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) embora não assuma um padrão de  herança genética definido, especula-se que 1/5 daqueles que têm DMRI tenham um parente de 1º grau com a mesma doença (seja irmão, pai ou mãe).
A DMRI é uma doença de características multifatoriais,  muitas variáveis estão presentes para que a doença se manifeste.  Além da herança genética, temos a idade avançada (acima de 60 anos), maior exposição ao Sol, pessoas de pele clara e o uso do tabaco (fumantes estão susceptíveis a apresentar a doença mais cedo).

 A mineira Terezinha Guilhermina diagnosticada com Retinose Pigmentar, recordista e campeã mundial em provas de velocidade, no atletismo de 100m, 200m e 400m. Ela é exemplo de que podemos vencer nossas limitações, primeiramente reconhecendo nossos limites e encontrando novas oportunidades para continuarmos progredindo, cada um no seu tempo e ritmo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário