domingo, 12 de novembro de 2017

Mapeamento de Retina

Mapeamento de retina é exame básico para inúmeras alterações na retina. O Oftalmologista e Especialista em Retina observam desde rasgos na retina, hemorragias, glaucoma, descolamento de retina, tumores, doenças genéticas que o paciente sequer desconfia possuir, edema na mácula, lesões provocadas pelo Diabetes, pela Hipertensão ou pelo descontrole nos níveis de colesterol.

Quando ocorre a piora da visão e o paciente pensa que está na hora de trocar os óculos, temos a oportunidade de descobrir uma degeneração macular, coriorretinopatia serosa central, uveíte grave, descolamento de retina, drusas na mácula, e diversos problemas que podem ser resolvidos se tratados prontamente.
 Doenças tidas como muito graves já podem ser conduzidas com uma expectativa bem maior graças a novos tratamentos e ao diagnóstico precoce, evitando assim a cegueira. Doenças como a Degeneração Macular Relacionada à Idade ( DMRI ) ou a Retinopatia Diabética podem ser tratadas graças a novas terapêuticas. 

Quanto mais cedo iniciarmos o tratamento da Degeneração da Mácula por exemplo, maior chance teremos de sucesso. Por sua vez, um atraso no diagnóstico pode comprometer seriamente a visão, explicita o Retinólogo Prof. Dr. Antônio Brunno Nepomuceno, Ph.D. 

Há uma expectativa crescente que os convênios como Unimed, Amil, Cassi, Camed, Cafaz, Assefaz e Petrobrás aumentem sua gama de procedimentos médicos para o tratamento da retina e maculopatia. 

Acesse: ClinicaGomesdeMatos.com.br                               (85)   3025 7924   (85) 99718. 8265


terça-feira, 10 de outubro de 2017

Uveíte


Uveíte é uma doença ocular que precisa ser tratada o mais rápido possível para evitar a perda definitiva da visão ou suas possíveis sequelas. 

O oftalmologista, especialista em Uveíte, conhece as principais causas de uveíte em sua região e pode iniciar o tratamento enquanto faz a investigação diagnostica concomitantemente. 

O reumatologista, infectologista ou Neurologista, muitas vezes, são chamados para fazer um acompanhamento também, principalmente nos casos crônicos ou de uveíte de repetição.  
Espondilite anquilosante e artrite reumatoide podem cursar com uveíte anterior.
Lupus, LUES, Tuberculose, Hanseníase e Sarcoidose podem se manifestarem através de uveíte anterior ou posterior.

Toxoplasmose é responsável pela maioria dos casos de uveíte posterior no Ceará.
Toxoplasmose se dá pelo parasita Toxoplasma gondii que infecta o olho e danifica seriamente a retina.
Qualquer alimento ou água que estiver em contato com essas fezes passará a transmitir a doença.
Contamina-se ao comer carnes cruas ou mal cozidas, água, saladas cruas ou  sucos contaminados pelos ovos ou cistos desse protozoário.

As crianças são mais vulneráveis, porque se a visão em 1 olho ficar ruim, elas não dirão nada, já que conseguirão enxergar com o outro olho e poderão brincar sem prolblemas.
Daí a importância dos pais ficarem atentos.
Pela Sorologia  detectamos anticorpos contra o parasita.  Imunoglobulina  Ig G e Ig M informam se você entrou em contato com o agente e se já produziu seus anticorpos. 

 www.ClinicaGomesdeMatos.com.br           (85)   3025 7924   (85) 99718. 8265

domingo, 27 de agosto de 2017

Angiografia Fluorescente


Angiografia Fluoresceínica é um exame excelente para investigar doenças da retina e do nervo óptico. Neurite óptica, uveíte, retinopatia pelo Diabetes e Hipertensão, descolamento de retina e coroide, retinosquise, edema de mácula, degeneração macular, DMRI, Serosa Central, degeneração do Míope, Hemorragia ocular e tantas outras que o oftalmologista consegue diagnosticar para assim evitar a perda da visão.
Além da Angiofluoresceinografia, a Tomografia de Coerência Óptica, OCT da mácula e OCT do nervo óptico, Mapeamento de retina, Retinografia e Ultrassom do olho já são conhecidos de forma mais popular em virtude do enorme auxílio que trazem ao Especialista de Retina para chegar ao exato diagnóstico.

Angiografia com Indocianina verde é mais específico para  DMRI úmida e Vasculopatia polipoidal, tumores ou membrana neovascular subrretiniana, orienta o estágio e o momento certo para tratar, seja com laser, injeção intraocular (intravítrea) de antiangiogênico (lucentis, avastin, aflibercepte) ou apenas acompanhar atentamente sua evolução, esclarece o cirurgião de Retina e Catarata Prof. Dr. Antônio Bruno Nepomuceno, Ph.D.
Canindé, Eusébio, Caucaia, Maracanaú, Aquiraz, Cascavel e demais centros urbanos têm condições de acesso aos exames.
 www.ClinicaGomesdeMatos.com.br           (85)   3025 7924   (85) 99718. 8265

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Retinografia


Retinografia Digital permite ao médico oftalmologista registrar com precisão diversas alterações na retina, desde lesão na mácula, hemorragia vítrea, retinopatia diabética, Degeneração macular relacionada à idade, DMRI, buraco macular, membrana epirretiniana, Coriorretinopatia serosa central, oclusão da veia central da retina, nevus ou tumor até descolamento de retina e muitas outras patologias que acometem o segmento posterior do olho.
A Retinografia colorida seriada também analisa o nervo óptico e a evolução de doenças da retina e do Glaucoma ao longo dos anos.
A Angiografia Fluorescente e  OCT de Mácula ou OCT do disco óptico, Tomografia de Coerência Óptica e ultrassom ocular são  exames de preço acessível que, além do mapeamento de retina, fornecem  recursos próprios para investigação diagnóstica e para auxílio do tratamento mais adequado.

Angiografia Fluoresceínica com contraste permite prever riscos da doença progredir e podemos fazer a intervenção a laser ou mesmo o tratamento clínico a tempo, evitando assim a cirurgia da retina. 

 www.ClinicaGomesdeMatos.com.br           (85)   3025 7924   (85) 99718. 8265

sábado, 3 de junho de 2017

Edema Macular Diabético




Edema de Mácula é a principal causa de baixa visual em Diabéticos. Muitos pacientes com Diabetes desconhecem ter a doença e não fazem avaliação anual para saber como está a saúde dos olhos.
O tratamento para o espessamento de retina e para o Edema da Mácula Cistoide melhorou bastante nos últimos anos e hoje temos oportunidade de recuperar a visão daqueles que procuram o tratamento adequado o quanto antes. Quanto mais grave for a retinopatia e quanto maior for o atraso no diagnóstico, maiores são os danos à visão.
Novas terapêuticas já estão disponíveis como o Implante Vítreo do Polímero farmacológico OZurdex e as novas drogas vítreas anti-angiogênicas Anti-VEGF, como Lucentis e Eylea, que trazem oportunidades de controle da Retinopatia Diabética e chance de recuperar a visão, orienta o retinólogo Prof. Dr. Antônio Brunno Nepomuceno, Ph.D.

Artigos científicos publicados recentemente permitem compreender melhor a doença que cada vez aflige a população do Ceará
Foveal thickness reduction after anti-vascular endothelial growth factor treatment in chronic diabetic macular edema
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28546934

 www.ClinicaGomesdeMatos.com.br           (85)   3025 7924   (85) 99718. 8265

sábado, 6 de maio de 2017

Cirurgia de Retina pelo SUS e Particular


O Descolamento de Retina exige tratamento imediato para evitar a perda da visão. 

Novos recursos como Vitrectomia Posterior via Pars Plana 23 G e 25G, injeção de Óleo de Silicone ou Gás Expansor e Endolaser são os procedimentos indicados para os casos de Descolamento de Retina grave.
Trata-se de uma cirurgia complexa que demanda equipamentos de elevada precisão, insumos importados de alto custo e uma equipe médica especializada. Quando há o "deslocamento" de retina e o centro da visão é acometido, a perda da visão é rápida e, se não tratada em poucos dias, culminará em perda definitiva.

A cirurgia de Retina realizada em tempo hábil, sem demora, pode salvar a visão do paciente e ele terá chances de retornar ao trabalho, voltando a desempenhar suas funções. Infelizmente, atrasos de alguns dias pode desencadear fibroses e aderências irreparáveis na retina, inviabilizando o sucesso cirúrgico. Aqueles que estão no Acre, Rondônia, Roraima ou Amapá e precisam de  retinólogo ou especialista em retina e glaucoma procuram os grandes centros.
Fatores de risco que predispõem ao Descolamento de Retina são roturas na retina, Alta Miopia, Degeneração Lattice, Trauma ocular ou na cabeça, história de descolamento de retina prévio.

Infelizmente, nos últimos 5 anos, houve dramática redução no número de Cirurgia de Retina pelo SUS. Quem tem recursos próprios acaba realizando a cirurgia de retina particular, mas aqueles pacientes com limitados recursos financeiros recorrem à Justiça mediante a urgência em se conseguir atendimento oftalmológico cirúrgico. Pacientes que moram em Canindé, Quixadá, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Pacatuba,  Pacajus, Itapipoca dentre outros podem se dirigir à secretaria do Estado. Aqueles que têm convênio, como Hap vida, Issec e IPM, requererem logo a cirurgia.

Compreendemos que a ação judicial não seja empregada como burla à fila de espera gerenciada pelo SUS para internação e realização de cirurgias.  No entanto, a particularidade do iminente dano à visão como, também, a rápida e agressiva evolução da doença justificam a intervenção  jurídica, haja vista que a cirurgia requerida não será feita em caráter eletivo, mas de urgência. 

À administração pública não lhe cabe, simplesmente, alegando falta de previsão orçamentária,  eximir-se da responsabilidade de cumprir a obrigação disposta na Constituição em custear o tratamento dos agravos à saúde, diante de tamanha relevância do bem jurídico imanente à dignidade e à vida. 

Acesse: www.ClinicaGomesdeMatos.com.br           (85)   3025 7924   (85) 99718. 8265

sexta-feira, 17 de março de 2017

Faz mal criança ver TV de perto?

Crianças pequenas ficarem muitas horas de frente a TV, Videogame, computador, tablets ou celular diariamente é prejudicial. 


Cresce exponencialmente o número de crianças míopes nos últimos 20 anos. Cientistas do mundo inteiro estão correlacionando, além de herança familiar, a progressão da miopia ao maior tempo de exposição a TV, telas eletrônicas, ipads, tablets e smartphones.

 A criança está em pleno desenvolvimento e precisa realizar atividades ao ar livre "outdoor activities" ou em espaços abertos para desenvolver habilidades diversas.
Pesquisas reportam que as crianças chinesas em ambiente rural desenvolvem menos miopia que crianças chinesas em metrópoles que assistem muita TV e ficam pouco em atividades ao ar livre.
Ademais, criança que gosta de ver TV pertinho pode ter problema ocular e deve ser examinada por um médico oftalmologista o quanto antes.
 Cansaço visual, dificuldade para acordar, dores de cabeça, vermelhidão, dor, ardência ou coceira nos olhos e dificuldade para focar objetos longes são sintomas sérios e o médico precisa avaliar cada situação.

O médico observa, desde cedo, em crianças pequenas e bebês se enxergam bem dos 2 olhos ou se um dos olhos está com dificuldade. Se isso ocorrer, devemos passar óculos ou tampão oclusor intermitente para estimular o olho mais fraco e evitar sequelas, revertendo o quadro enquanto há tempo, esclarece a Dra Sabine Lucena.  

Acesse: www.ClinicaGomesdeMatos.com.br           (85)   3025 7924   (85) 99718. 8265


domingo, 15 de janeiro de 2017

OCT Macula e nervo óptico




Retina OCT / Macula OCT são exames de alta definição para avaliar doenças na retina e mácula de pacientes diabéticos, ou com Degeneração Macular Relacionada à Idade, Buraco de Mácula, Membrana Epirretiniana, Edema Macular, Retinosquise ou baixa visual recente a esclarecer.

Podemos acompanhar lesão iniciais e identificarmos pequenas alterações antes mesmo que o paciente perceba que a visão está em risco.
A tomografia de Coerência Óptica - OCT-  identifica alterações estruturais tanto na retina quanto no disco óptico ajudando no diagnóstico de maculopatia, degeneração da retina e Glaucoma. Graças ao avanço da Oftalmologia, hoje o OCT de Retina e Glaucoma tornou-se popular, com preço mais acessível.
Angiografia Fluorescente e Retinografia permitem uma melhor avaliação de lesão macular e diversas doenças da retina. Aquiraz, Eusébio, Caucaia, Maracanaú, Beberibe e demais centros urbanos já têm condições de acesso aos exames.

Acesse: www.ClinicaGomesdeMatos.com.br                                 (85)  3025 7924 (85) 99718. 8265