quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Degeneração macular


A Degeneração Macular possui novos tratamentos eficazes graças ao avanço recente da Medicina e da criação de novos medicamentos.
Quem passa a ver distorcido ou enxerga as letras entortando deve procurar o Médico Oftalmologista para avaliar se há algum dano na sua mácula (parte mais importante da retina).

O que era impensável há uma década, hoje torna-se possível recuperar a visão daqueles acometidos pela  Degeneração Macular Relacionada à Idade, graças a novos medicamentos como Bevacizumabe (Avastin), Ranibizumabe (Lucentis), Aflibercept (Eylea) ou terapia fotodinâmica a laser (PDT).

Quanto antes iniciarmos o tratamento da Degeneração da Mácula maior chance teremos de sucesso e melhor será a visão. Por sua vez, um atraso no diagnóstico pode comprometer o prognóstico visual, orienta o Retinólogo e Cirurgião Prof. Dr. Antônio Brunno Nepomuceno, Ph.D.  

Sabemos que a doença acomete principalmente os idosos, mas tabagismo e herança genética são fatores de riscos que antecipam o aparecimento da maculopatia.

Vitaminas Anti-oxidantes e Suplementos são opções para a DMRI seca, mas seu benefício é voltado a um grupo específico de pacientes e isso também deve ser conversado com o médico.

Unimed Fortaleza, GEAP, Cassi, Camed, Cafaz, Assefaz, Hap Vida  e Petrobrás já reconhecem a importância do tratamento com injeção intravítrea de quimioterápico para o tratamento da DMRI úmida. Caucaia, Maracanaú, Eusébio, Pacatuba, Aquiraz, Quixadá e  demais centros obtêm adequado acesso aos exames.

Acesse: ClinicaGomesdeMatos.com.br                                       (85) 9.9718 8265  (85)   3025 7924 


sábado, 10 de setembro de 2016

Glaucoma Campo Visual


Glaucoma é uma doença silenciosa que afeta o nervo do olho gradativamente mas possui tratamento eficaz. 

Glaucoma é conhecido de forma popular como aumento da pressão intra-ocular, sendo que o paciente pode não sentir nada, nenhum sintoma.
Alguns sentem dor de cabeça, cansaço, dificuldade para encontrar objetos pequenos, halos coloridos envolta de luzes, visão embaçada, olhos vermelhos ou dor ocular, sobretudo, quando a pressão está muito alta (> 40 mmHg).  

Geralmente começa após os 40 anos de idade. A pressão ocular excessivamente alta "sufoca" o nervo óptico e danifica suas fibras nervosas (fibras ganglionares). Por isso o Glaucoma é uma causa de cegueira irreversível.

Quem tem glaucoma demora muito a perceber que está perdendo a visão. Porque a visão lateral é perdida lentamente enquanto visão central fica prejudicada muito tempo depois, alerta a médica Dra Clístenes Coelho, especialista em Glaucoma. 

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado evita a perda da visão e traz a qualidade de vida desejada.  
Durante o exame de vista, o médico deve perguntar se há alguém na família com Glaucoma, deve procurar por sinais da doença e medir a pressão ocular de seus pacientes. E se for necessário, fazer exames adicionais, como Campo Visual, Retinografia e OCT do disco óptico.

Temos uma gama de colírios que nos ajudam a potencializar a ação hipotensora, trazendo melhores resultados.Se necessário, a cirurgia deve ser indicada em casos bem selecionados.   

"O uso contínuo do medicamento permite controlar a doença para que assim ela não progrida".
esclarece a oftalmologista especialista em Glaucoma Dra. Juliana Lucena, Ph.D.
Centros urbanos como Eusébio, Cascavel, Caucaia, Maracanaú, Pacajus já atentam para prevenção do Glaucoma.

Acesse:  www.clinicagomesdematos.com.br                  (85) 9.9718 8265       (85)  3025 7924  

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Cirurgia de Catarata Popular

A técnica de Cirurgia de Catarata evoluiu bastante recentemente. Novas lentes intra-oculares chegaram ao mercado mundial trazendo inovações que visam a melhor qualidade de vida. 

"Há lentes que corrigem simultaneamente os erros refracionais como a Miopia, a Hipermetropia, Astigmatismo e que podem ser personalizadas de acordo com a profissão e necessidade de cada paciente", orienta o Dr. David Lucena, Msc. 

Mas, antes de realizar a cirurgia, o paciente precisa ser avaliado como um todo, uma vez que d
oenças como GlaucomaCeratocone, Diabetes, Hipertensão e Maculopatias podem vir acompanhadas de Catarata

O médico oftalmologista experiente deve observar qual é necessidade do paciente e se há problemas na sua córnea ou retina que precisam ser diagnosticados e tratados, antes mesmo da cirurgia de facoemulsificação e implante da lente intra-ocular. Permitimos assim maior segurança e melhor compromisso com a Medicina e a Saúde Ocular dos nossos pacientes. 

Informções:  www.clinicagomesdematos.com.br                  (85) 9.9718 8265
 

sábado, 3 de setembro de 2016

Descolamento de Retina



Descolamento de Retina é uma urgência médica. Quem repentinamente passa a ver flash de luz e pontos luminosos (mesmo à noite) ou moscas volantes que passeiam dentro do olho pode apresentar os primeiros sintomas de descolamento ou "deslocamento da retina".

Algumas pessoas são mais susceptíveis e devem ter um cuidado especial, principalmente aquelas que têm miopia alta,  sofreram um trauma ocular ou queda recente e depois passam a sentir esses sintomas, moscas volantes ou sensação de sombra em parte do campo da visão.  

 Quando o especialista em Retina identifica o descolamento de retina, prontamente deve oferecer a correção cirúrgica com a técnica de maior sucesso para cada paciente, seja por Vitrectomia Posterior, Retinopexia e/ou bloqueio a Laser do Descolamento da Retina. 

Quanto antes for identificado o problema, melhor será o nosso arsenal terapêutico e maior será a chance de sucesso.
Sempre é bom consultar um oftalmologista e realizar Mapeamento de Retina para identificar possíveis agravos, aconselha o cirurgião Especialista em Retina Prof. Dr. Antônio Bruno Vieira Nepomuceno, Ph.D. 

Acesse:  www.ClinicaGomesdeMatos.com.br                  (85) 9.9718 8265