sábado, 19 de outubro de 2019

Deslocamento de Retina


Retina descolada ou Deslocamento de Retina é uma doença grave que leva à cegueira definitiva. O Especialista em Retina que realiza a cirurgia em tempo hábil e deixa a retina colada novamente pode, assim, evitar uma menor perda de visão. 

Mapeamento de Retina e Retinografia ajudam o médico a perceber essas alterações, e a Angiofluoresceinografia ajuda nos casos de Descolamento Seroso da Retina, Uveíte e Vasculite.  

Algumas causas que podem levar ao descolamento de retina são: Diabetes mal controlada, Hipertensão grave, Miopia alta, Hemorragia intra-ocular prévia, sobretudo, após traumas na cabeça, Degeneração Lattice retiniana, roturas na retina, etc.     

Doenças graves já podem ser vistas com uma melhor expectativa graças a novos tratamentos e ao diagnóstico precoce. Doenças como a Degeneração Macular Relacionada à Idade ( DMRI ) e outras Maculopatias podem ser tratadas graças a novas terapêuticas. 

Quanto mais cedo iniciarmos a correção do Descolamento de Retina, maior oportunidade temos de êxito. Em contrapartida, um retardo no diagnóstico pode comprometer drasticamente a visão, esclarece a oftalmologista Dra. Socorro Lucena, Ph.D. 

Acesse: ClinicaGomesdeMatos.com.br           (85)   3025 7924   (85) 99718. 8265

domingo, 30 de junho de 2019

Glaucoma Nervo Óptico


Glaucoma ainda é pouco diagnosticado em nosso meio. O glaucoma não costuma deixar sintomas, por isso muitos pacientes têm a doença e não sabem. 

Quem tem glaucoma demora a perceber que está perdendo a visão. 

A pressão ocular em geral costuma estar entre 8 a 21 mmHg. 
Mas, esses valores precisam ser individualizados para quem tem glaucoma

Exames específicos como Campimetria, Paquimetria, Retinografia Colorida e OCT do disco óptico, muitas vezes, se fazem necessários para o diagnóstico e acompanhamento da evolução clínica de cada indivíduo.

Graças aos avanços na medicina, raramente se faz necessária a cirurgia, pois a resposta clínica com o atual arsenal terapêutico é favorável. Contudo, o diagnóstico precoce e seguimento continuado permanecem sendo os compromissos diários da nossa oftalmologia. 
Acesse: www.ClinicaGomesdeMatos.com.br              (85)  3025 7924 (85) 99718. 8265

domingo, 12 de maio de 2019

Oclusao vascular da Retina

Trombose ou oclusão da veia central da retina pode levar a baixa visual severa rapidamente e a doença precisa ser diagnosticada e tratada com o objetivo de reduzir possíveis danos e minimizar sequelas. Edema macular, hemorragias retinianas e sangramento em cavidade vitrea, bem como Glaucoma são possíveis problemas que podemos nos deparar durante a evoluçao clínica.

Quanto antes for identificado o problema, melhor será o nosso arsenal terapêutico e maior será a chance de sucesso.
Sempre é bom consultar um oftalmologista e realizar Mapeamento de Retina para identificar possíveis agravos, aconselha o cirurgião em Retina Prof. Dr. Antônio Bruno Vieira Nepomuceno, Ph.D. 
Acesse: www.ClinicaGomesdeMatos.com.br                                 (85)  3025 7924 (85) 99718. 8265

domingo, 5 de maio de 2019

Uveítes


Uveíte cursa com vermelhidão ocular, irritação, visão turva e que pode chegar a grave perda da visão se não for diagnosticada a tempo. Quando acomete crianças mais novas, a atenção dos pais deve ser maior,  sobretudo para sinais sutis como coçar os olhos e vermelhidão leve em ambos ou, apenas, um dos olhos.

O médico pode mais facilmente identificar se estar diante de um caso de alergia ocular, conjuntivite viral ou uma uveíte infecciosa que precisam ser investigadas e tratadas.   

As uveítes tem diferentes apresentações sejam elas granulomatosas ou não-granulomatosas, podendo ter um curso agudo, crônico e recorrente. A uveíte pode ser anterior, intermediária, posterior ou pode acometer todo o globo (pan-uveíte).

Os exames laboratoriais e radiográficos devem ser pedidos após os achados clínicos e exame ocular e físico direcionados para os diversos diagnósticos diferenciais, ressalta o Dr. Antônio Brunno, Ph.D. 

www.ClinicaGomesdeMatos.com.br           (85)   3025 7924   (85) 99718. 8265

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Retinografia Retina





Retinografia Colorida e OCT de Mácula têm alta resolução para doenças na retina de diabéticos e pacientes com Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), Glaucoma, Buraco de Mácula, Descolamento de Retina, Membranas Neovasculares sub-retinianas, Edema Macular, Derrame ou Hemorragias que afetem o olho.

Angiografia Fluorescente e  OCT de Mácula ou OCT do disco óptico, Tomografia de Coerência Óptica e ultrassom ocular são  exames que, além do mapeamento de retina, fornecem recursos para investigação diagnóstica e tratamento adequado. 

O especialista de retina analisa riscos da doença progredir e, assim, podemos fazer a intervenção a laser ou mesmo o tratamento clínico oportuno, evitando muitas vezes a cirurgia da retina. 

Acesse: www.ClinicaGomesdeMatos.com.br                                 (85)  3025 7924 (85) 99718. 8265

domingo, 28 de abril de 2019

Degeneração da Mácula DMRI





Visão distorcida, mancha borrada no centro  da imagem, letras tortas ou dificuldade de ler são as primeiras queixas de quem tem a Degeneração Macular.  Atualmente é possível tratarmos essa doença desde que diagnosticada em tempo oportuno. Assim, torna-se possível recuperar a visão daqueles acometidos pela  Degeneração Macular Relacionada à Idade - DMRI - , graças a novos medicamentos como Bevacizumabe, Ranibizumabe, Aflibercept.

 A doença acomete sobretudo os idosos, mas tabagismo e herança familiar são fatores de riscos para a Degeneração de Mácula Relacionada à Idade, esclarece o cirurgião Prof. Dr. Antônio Brunno Nepomuceno, Ph.D.  

Consultas periódicas para quem tem a DMRI seca ou ùmida deve ser regular para o seu devido acompanhamento.  


Unimed , Cassi, Camed, Cafaz, Assefaz e Petrobrás já reconhecem a importância do tratamento com injeção intravítrea de anticorpos quimioterápico para o tratamento da DMRI úmida e incentivam sua prevenção.

Acesse: ClinicaGomesdeMatos.com.br                                (85) 9.9718 8265   (85)   3025 7924 

domingo, 31 de março de 2019

OCT Macula

A Oftalmologia é uma das ciências na Medicina que mais obtém avanços, recentemente.   Especialistas de Retina e Catarata obtiveram avanços no conhecimento que aprimoraram o diagnóstico e tratamento de várias doenças oculares.

Hoje fazemos cirurgias de Catarata e Retina com uso de óculos e monitores com tecnologia 3D e exames de Angiografia, Retinografia, bem como OCT de Nervo óptico e OCT de Mácula que são rápidos e mais precisos, considera o cirurgião Dr. Antonio Brunno, Ph.D
Pacientes com Oclusão da Veia Central da Retina e Edema Macular Grave , agora, têm chance de recuperar a visão com novos recursos de injeção intravítrea de anticorpos antiangiogênicos, como Avastin, Lucentis, ou Aflibercepte. Fato inimaginável, quando pensávamos há 15 anos quando o laser não supria a necessidade do paciente. Atualmente, temos mais recursos para tratar as enfermidades. 

www.ClinicaGomesdeMatos.com.br           (85)   3025 7924   (85) 99718. 8265

terça-feira, 19 de março de 2019

Retina Edema

A retina com Edema Macular ou Macroaneurisma precisam ser tratadas com precisão para evitarmos complicações graves como a perda irreversível da visão, hemorragia ou a necessidade de cirurgias de Retina ou Catarata, se assim forem exigidas, esclarece o médico oftalmologista Dr. Antõnio Brunno Nepomuceno, Ph.D.   

Acesse: www.ClinicaGomesdeMatos.com.br                                 (85)  3025 7924 (85) 99718. 8265