quarta-feira, 6 de julho de 2016

Conjuntivites

Olho vermelho, sensação de areia nos olhos, ardor, coceira, edema/inchaço nas pálpebras, lacrimejamento e fotofobia (sensibilidade a luz) são sintomas de conjuntivite, informa a Dra. Sabine Lucena.
1. Conjuntivite por vírus (adenovírus, enterovírus, herpesvírus, etc) contagiosa pelo contato direto das mãos ou objetos contaminados,  ou por outro tipo de contato com secreções.

2. Conjuntivite bacteriana (Strectococcus pneumoniae, Staphylococcus aureus)  tem evolução rápida e agressiva com formação constante de secreção purulenta. Diferentemente da viral, a melhora com o adequado antibiótico tópico é impressionante.
 
3. Fungo gera uma insidiosa e implacável conjuntivite, podendo acometer a córnea e trazer piora impiedosa da visão. Deve ser percebido e tratado o quanto antes para evitar sequelas.

4. Conjuntivite alérgica acomete mais crianças com história de alergia ou rinossinusites crônica. Crianças que coçam muito os olhos podem estar com alergia crônica à poeira, mofo, pelo de cães, gatos, periquito, papagaio ou ao ácaro presente em roupa de cama, tapete, sofá e cortina.
 
5. Conjuntivite Química provoca vermelhidão ocular imediata ou após horas do contato com a substância irritante. Um produto de limpeza mais concentrado, ou após repetidas exposições ao mesmo produto irritativo. Um banho de piscina pode deixar os olhos vermelhos se houver uma concentração maior de produto químico para o tratamento da água.
 
6. Trauma ocular ou mesmo o ato de coçar os olhos vigorosamente provoca conjuntivite traumática.

7. Um minúsculo corpo estranho retido na pálpebra ou na córnea, produzirá um edema e irritação persistente até que seja removido. Mesmo que você não aviste nada, o oftalmologista consegue enxergar o menor corpo estranho escondido em seu olho.  

8. Doenças reumatológicas inflamatórias ou autoimunes como vasculites, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Espondilite Anquilosante, Polimiosite, Dermatomiosite, Síndrome de Sjögren e Doença de Behçet podem gerar uveíte e conjuntivite .
 
9. Glaucoma grave ou hipertensão intraocular aguda grave pode cursar com dor, olho vermelho/conjuntivite. A pressão ocular costuma estar entre 08 e 21 mmHg, mas quando ultrapassa os 40mmHg, vem a dor forte e vermelhidão.

10. Mais raramente linfomas e leucemias podem cursar com conjuntivite.

Acesse:  www.clinicagomesdematos.com.br                  (85) 9.9718 8265

domingo, 3 de julho de 2016

Colírio para catarata


Recentemente publicado em jornais internacionais, cientistas norte-americanos estão estudando e procurando medicamentos que por ventura sejam capazes de dissolver a catarata ou retardar sua progressão natural. 

Atualmente, não se chegou a essa solução ainda. Em humanos, não há estudo que comprove o uso de colírio para reverter a catarata. O que temos são estudos em coelhos e cães que duraram poucas semanas. Não foi provado qualquer benefício a longo prazo.

Catarata é hoje a principal causa de cegueira reversível no Mundo. Quem tem catarata percebe a visão perder a nitidez gradualmente com o passar dos meses.

Descobrir um colírio que dissolva as proteínas desnaturadas da catarata sem por em risco a segurança de seus olhos é um desejo perene, mas não há perspectiva concreta para isso no momento.

A cirurgia de Catarata não é isenta de riscos. Tecnologia precisa, experiência do cirurgião e compromisso com a real necessidade do seu paciente permitem um maior sucesso e melhor satisfação, explica a Dra. Sabine Lucena.  


Acesse:  www.clinicagomesdematos.com.br                  (85) 9.9718 8265