segunda-feira, 7 de março de 2016

Catarata em Bebês


A Catarata Congênita e a Infantil correspondem a uma das principais causas tratáveis de cegueira na infância.

A catarata do adulto ou senil é bem diferente pois, geralmente, permite que a cirurgia possa ser protelada por anos sem comprometer o resultado visual final. 

Em contrapartida, se a Catarata em bebês não for removida prontamente, já nos primeiros meses ou anos de vida, a criança, infelizmente, pode não mais recuperar a visão.

"Quanto mais cedo operar a catarata, melhor é o resultado e a recuperação da visão, assegurando um bom desempenho na escola", afirma o cirurgião oftalmológico Dr. David Lucena. 

Cirurgias de catarata em bebês são mais complexas, exigem: diagnóstico preciso,  tratamento oportuno e acompanhamento pós-operatório continuado. Uma equipe multidisciplinar é exigida.

Segundo o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), 12 mil pacientes aguardam por cirurgia de catarata em Fortaleza, publicado no jornal O Povo em 9/3/2016.

Mas, graças à iniciativa de alguns cirurgiões de catarata com sensibilidade social para esse problema, a fila de espera para cirurgia de catarata congênita no Ceará ainda é reduzida. Assim, bebês nos primeiros meses de idade já conseguem ter acesso à cirurgia.
Informações: 9.9936 0013 (Centro Avançado de Retina e Catarata - Fortaleza) 

domingo, 6 de março de 2016

Exame de vista crianças e bebês


Exame de rotina em crianças permite identificar alterações que os pais dificilmente perceberiam. 

Uma criança com visão perfeita em um olho, pode não enxergar bem do outro, por exemplo.Os pais não notariam, uma vez que a visão de um único olho permite realizar quase todas as funções habituais da criança. 


Ambliopia por Anisometropia é uma delas. A criança que possui uma diferença acima de 2 graus entre os olhos (seja por astigmatismo, miopia ou hipermetropia) pode desenvolver adequadamente a visão no melhor olho e suprimir parcialmente a visão do olho com maior erro refrativo..

O tratamento da ambliopia será individualizado pelo médico oftalmologista conforme a causa, gravidade e idade da criança. 

O oftalmologista precisa corrigir essa alteração o quanto antes com óculos e, se necessário, com oclusor (tampão) para impedir que um dos olhos fique "preguiçoso" e volte a desenvolver-se normalmente.
Acesse:  www.clinicagomesdematos.com.br                  (85) 9.9718 8265

sábado, 5 de março de 2016

Retinose Pigmentar


Tanto a Retinose Pigmentar ou Retinitis Pigmentosa quanto a Síndrome de Usher e a Doença de Stargardt são degenerações hereditárias da retina.

Inicialmente, há uma dificuldade em enxergar à noite e de encontrar objetos pequenos quando caem no chão.  Esbarrar  em alguém é compreensível em virtude da restrição do campo visual periférico característico da Retinose Pigmentar.  

A 
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) embora não assuma um padrão de  herança genética definido, especula-se que 1/5 daqueles que têm DMRI tenham um parente de 1º grau com a mesma doença (seja irmão, pai ou mãe).
A DMRI é uma doença de características multifatoriais,  muitas variáveis estão presentes para que a doença se manifeste.  Além da herança genética, temos a idade avançada (acima de 60 anos), maior exposição ao Sol, pessoas de pele clara e o uso do tabaco (fumantes estão susceptíveis a apresentar a doença mais cedo).

 A mineira Terezinha Guilhermina diagnosticada com Retinose Pigmentar, recordista e campeã mundial em provas de velocidade, no atletismo de 100m, 200m e 400m. Ela é exemplo de que podemos vencer nossas limitações, primeiramente reconhecendo nossos limites e encontrando novas oportunidades para continuarmos progredindo, cada um no seu tempo e ritmo.