domingo, 13 de novembro de 2016

Buraco de Mácula



O paciente sente que a visão de um olho não está boa quanto antes, depois fica mais borrada a visão, aparece uma mancha cinza e não consegue mais ler, essas são as queixas de quem tem Buraco Macular.

A cirurgia para correção de Buraco de Mácula deve ser feita por Vitrectomia Posterior Via Pars Plana, Membranectomia e infusão de Gás especial. Injeção Intravítrea de anti-inflamatório e corantes corroboraram para o êxito da operação.

O diagnóstico precoce e o tratamento oportuno trazem maiores chances de sucesso cirúrgico.

O paciente deve ficar atento às orientações do médico, já que a cirurgia exige cuidados pós-operatórios essenciais, como a posição de cabeça "olhando para baixo" por alguns dias.

Outra orientação importante é, por algumas semanas, evitar viagens de avião ou subir serras, pois grandes altitudes provocariam uma inoportuna expansão do gás intra-ocular.

O Buraco de Mácula geralmente surge em idosos, pessoas que sofreram alguma cirurgia, trauma ou tiveram alguma infecção ocular.  Felizmente é raro acontecer o buraco macular nos 2 olhos.

Acesse: www.ClinicaGomesdeMatos.com.br                     (85)  3025 7924   (85) 99718 8265

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Toxoplasmose ocular



Toxoplasmose se dá pelo parasita Toxoplasma gondii que infecta o olho e danifica seriamente a retina.

O gato recém-infectado libera milhões de ovos nas fezes. 
Qualquer alimento ou água que estiver em contato com essas fezes passará a transmitir a doença.
Contamina-se ao comer carnes cruas ou mal cozidas, água, saladas cruas ou  sucos contaminados pelos ovos ou cistos desse protozoário.

Um adulto ao sentir vermelhidão ou embaçamento em 1 olho ou outros sinais de uveíte procura imediatamente o Oftalmologista.  Mas, e as crianças? 
A criança é vulnerável, porque se a visão em 1 olho fica muito ruim, ela não diz nada, já que consegue enxergar com o outro olho e pode brincar.
Daí a importância dos pais ficarem atentos.

O tratamento deve ser imediato para salvar o olho e minimizar os danos causados pela "doença do gato".  

Pela Sorologia  detectamos anticorpos contra o parasita.  Imunoglobulina  Ig G e Ig M  informam se você entrou em contato com o agente e se já produziu seus anticorpos. 

Mulheres que querem engravidar, já tendo contraído o parasita, estando IG M negativo e IG G Positivo, podem engravidar mais tranquilas porque já são imunes. 
Seu bebê não terá toxoplasmose congênita. 
(Exceção se faz em pacientes imunodeprimidos.)

Se  Ig M e Ig G forem negativos (-), nesse caso, deve-se ter atenção redobrada ao beber água ou sucos, e quando comer salada crua em restaurantes suspeitos. Água limpa, alimentos bem lavados e carne bem passada são essenciais.


Nem todo gato é portador da doença, apenas os gatos infectados pelo parasita. 
Não ocorre transmissão em pegar ou acariciar seu gato, mas é recomendável lavar as mãos antes da refeições e antes de levar a mão à boca.  
Conselho importante: Nunca alimente seu gato de estimação com carnes cruas, tampouco dê a ele leite não pasteurizado ou não fervido. 
Sobral, Maracanaú, Eusébio, Aquiraz, Aracati e Caucaia já têm programas de conscientização.


Acesse: www.ClinicaGomesdeMatos.com.br                     (85)  3025 7924   (85) 99718 8265