segunda-feira, 27 de junho de 2016

Cirurgia de Miopia tem riscos? Depende...


Deixar os óculos de lado é um desejo de muitos e graças à tecnologia a laser e avanços da técnica cirúrgica isso tornou-se possível. 

Quem é dependente de óculos ou de lentes de contato pode recuperar sua independência após a cirurgia refrativa de Miopia, Astigmatismo ou Hipermetropia. 

Mas nem tudo são rosas, pois nem todos devem realizar a cirurgia. Pergunte ao Oftalmologista se você tem alguma contraindicação para realizá-la e qual é o melhor momento para fazê-la. Geralmente, a idade ideal é após os 20 anos de idade. Quem tem graus elevados superiores a 9 graus a cirurgia passa a ser menos aconselhada em virtude dos maiores riscos.
 
Cirurgiões atentos procuram identificar possíveis dificuldades ou irregularidades na sua córnea ou retina, como Ceratocone, Degeneração Lattice, atopia e Córnea Guttata, para saber se realmente você está apto a realizar a cirurgia com segurança.
    
Acesse:  www.clinicagomesdematos.com.br                  (85) 9.9718 8265

domingo, 26 de junho de 2016

Retinopatia Diabética




Apenas, uma minoria sabe que precisa fazer o Mapeamento de Retina anualmente, a partir da descoberta do Diabetes tipo 2.

Fortaleza é a capital brasileira do Diabetes.
7,9% dos cidadãos de Fortaleza são diabéticos (Ministério da Saúde, 2016).

Nos diabéticos, o risco de cegueira  é 25 vezes maior que no resto da população. (Lavinsky 2002)

Uma excelente forma de sabermos a gravidade desse dano se dá pelo exame de Mapeamento da Retina, que permite visualizarmos o interior do olho e classificarmos a gravidade da Retinopatia Diabética.

Diabético com boa visão pode ter grave retinopatia sem saber... 
O oftalmologista e especialista em retina podem identificar o problema e assim tratá-lo, antes que lesão mais grave se instale e, assim, podemos salvar o olho. 

Cidades como Sobral, Canindé, Cascavel, Caucaia e Quixadá já têm centros de Diabetes e Hipertensão para orientar e tratar a população.
Unimed Fortaleza promove programas para prevenção da Hipertensão e Diabetes que ajudam a população a cuidar mais da saúde.

Acesse:  www.clinicagomesdematos.com.br                  (85) 9.9718 8265

sábado, 25 de junho de 2016

Injeção intravítrea




"Tenho Diabetes, e minha visão começou a embaçar quando leio letras pequenas ou vejo o celular"  - Queixa comum ouvida por quem tem diabetes há alguns anos ou Diabetes mal controlada. 

Causa comum de perda da visão em diabéticos ocorre quando se forma edema na região central da retina, conhecido como Edema Macular Diabético.

Com os recentes avanços da Medicina, novos tratamentos eficazes, como injeção ocular, surgem para tratar a doença que não pode ser descuidada, haja vista que se não tratada pode levar à perda definitiva da visão. . 

DMRI, Degeneração Macular Relacionada à Idade, Edema de mácula pelo Diabetes, Glaucoma neovascular, Hemorragia Vítrea e Trombose (oclusão da veia central da retina) são doenças que podem se beneficiar muito com a injeções intravítrea (intra-ocular) de anti-angiogênicos podendo ser combinadas com o Laser, esclarece o retinólogo e cirurgião oftalmologista Prof. Dr. Antônio Brunno Vieira Nepomuceno, Ph.D.  

Aqueles com recursos parcos que precisam realizar o tratamento mais popular também podem ser beneficiados com a injeção vítrea com chances de recuperar a visão perdida. Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Maracanaú, Eusébio e Maranguape já têm acesso rápido a oftalmologia em geral.   

Geap saúde, Camed, Cassi, Saúde Caixa,  Petrobrás, Cafaz, Hap vida e Unimed compreendem a importância do tratamento e buscam soluções que promovam a saúde nos mais diversos centros urbanos como Quixadá, Beberibe, Aracati, Sobral, Pacatuba e Horizonte.
http://www.ajo.com/article/S0002-9394(13)00292-4/abstract

Acesse:  www.clinicagomesdematos.com.br                  (85) 9.9718 8265